Notícias
 
( 05/10/2008 ) Agrônoma de CEDECO conhece agroindústrias da serra e litoral norte do RS
 




Na América Central e na Costa Rica existe uma grande variedade de produtos com potencial para serem transformados de maneira a agregar valor aos produtos frescos e melhorar a rentabilidade da produção orgânica e a qualidade de vida das famílias. Por este motivo a CEDECO - Corporação Educativa para o Desenvolvimento Costarricense- considera a agroindustrialização a partir das famílias produtoras como uma importante estratégia de promoção da agricultura orgânica.
Desde 2007 a ONG vem ampliando o trabalho junto a outros países da América Central e através do Macroprojeto de Promoção e Fortalecimento da Agricultura Orgânica constatou a existência de muitos produtos que podem ser beneficiados.
Essa investigação trouxe a engenheira agrônoma Grettel Fernandez Amador para o Rio Grande do Sul, onde visitou propriedades de famílias assessoradas pelo Centro Ecológico na serra e litoral norte. Na serra, conheceu as famílias Bellé e Pontel e no litoral as famílias Becker e Fernandes. Com esta última, participou da organização dos produtos para a feira do dia seguinte – a Feira Ecológica Lagoa do Violão – que é realizada aos sábados pela manhã, em Torres. “ Pude observar duas famílias que estão desenvolvendo agroindústria dentro de sua própria racionalidade econômica- a Fernandes dentro de uma concepção mais caseira, e a Becker com uma planta de produção,” avaliou Grettel. A partir das experiências analisadas, a agrônoma vê que além dos aspecto econômico, as agroindústrias são espaços onde as familias podem compartilhar, falar, conhecer-se enquanto estão trabalhando e isso une seus integrantes. As visitas foram realizadas entre os dias 19 de setembro e 4 de outubro.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br