Notícias
 
( 30/09/2008 ) Agricultor ecologista do litoral norte do RS participa de intercâmbio na Suécia
 


Em março de 2007, um grupo de pesquisadores ligados à Sociedade Sueca para Conservação da Natureza - SSNC- visitou propriedades, cooperativas e agroindústrias ecológicas do litoral norte do Rio Grande do Sul.
No mês passado foi a vez do agricultor ecologista Dirceu Selau do município de Mampituba conhecer famílias de agricultores produtores de laticínios, vegetais e grãos orgânicos na Suécia, mais precisamente nas cidades de Norrtalje, Ljustero, Vaxtplats, Nybyn e Estocolmo.Dirceu viajou com os agrônomos da equipe técnica do Centro Ecológico Ana Luiza Meirelles e André Gonçalves.
Este intercâmbio de conhecimentos faz parte de um estudo sobre sistemas sustentáveis de produção, apoiado pela SSCN e que envolve trabalhos desenvolvidos na Etiópia, na Suécia, nas Filipinas e Brasil, tendo como foco as propriedades assessoradas pelo Centro Ecológico. O objetivo é identificar e valorizar os serviços ambientais promovidos pelos sistemas ecológicos, com ênfase em aspectos participativos, relevantes neste contexto atual de mudanças climáticas e aquecimento global.
Através da cooperação entre as diversas entidades integrantes do estudo – como Instituto para o Desenvolvimento Sustentável – ISD e Centro Ecológico - pretende-se criar um processo de aprendizado participativo, produzir relatórios específicos de cada região investigada e a partir destes redigir um artigo científico sobre os temas analisados.
A Sociedade Sueca para Conservação da Natureza trabalha com cerca de cinqüenta organizações em mais de vinte e cinco países e é a mais antiga e uma das mais respeitadas entidades ambientalistas da Suécia.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br