Notícias
 
( 25/09/2008 ) Cooperativa de Mulheres organiza site e planeja linha para o verão
 




Quem diria que mesmo os teóricos mais neoliberais veriam nas iniciativas focadas na colaboração mútua, um futuro para a economia e para o trabalho.
Em Torres, essa idéia vem tentando se firmar através de um grupo de mulheres que desde o ano de 2000 começou a articular a Cooperativa Multifuncional das Mulheres Vitoriosas – Cotav, que produz sacolas ecológicas, uniformes, realiza facção e aplica serigrafia. Como as dificuldades muitas vezes são maiores que as necessidades imediatas das mulheres – o grupo passou por uma renovação e hoje além de vinte associadas ativas está sob a coordenação da sócia Sílvia Rejane Gomes, que assumiu em abril deste ano.
Com muita expectativa e vontade de desenvolver uma proposta que expresse a personalidade não apenas da Cotav, mas da própria cidade, as associadas vêm discutindo o nome e os gimics de uma linha de roupas para o verão, mais focada nas crianças e pré-adolescentes. Para isso, contam com a assessoria das psicólogas Ruanice Cavalheiro e Giovana Trajano, que se deslocam de Capão da Canoa, a cinqüenta quilômetros de Torres, para participar das reuniões abordando assuntos como planejamento estratégico e outros para o crescimento da cooperativa. É um dos momentos que mais gosto, diz a associada Rose Platem, responsável pela serigrafia.
Outra associada, a jornalista Josiane Lemmertz, desenvolveu a concepção do site da Cotav, com fotos, textos e direção de arte. Você pode conferir o resultado que ainda está em construção no endereço www.cootav.rg3.net e ver alguns dos produtos da cooperativa.

Entre 2005 e 2006, através de um projeto patrocinado pela Petrobras e implementado pelo Centro Ecológico, a Cootav adquiriu equipamentos como máquinas de costura industrial e material para serigrafia. O Centro Ecológico continua assessorando esta cooperativa de mulheres.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br