Notícias
 
( 19/09/2008 ) Cooperativa de Consumidores comemora cinco anos
 




Cooperativa atua como ponte entre produtores e consumidores e estimula o consumo de produtos ecológicos na região de Araranguá, no sul de Santa Catarina.

Suprir a necessidade de escoamento de produção do pequeno agricultor e ao mesmo tempo favorecer o acesso ao consumidor de produtos ecológicos – esse é o objetivo da Aracooper – Cooperativa dos Produtores e Consumidores de Produtos Ecológicos de Araranguá, que há cinco anos vem mostrando mais do que discurso, cuidar da saúde com uma alimentação balanceada e natural é uma prática que pode ser abraçada no dia-a-dia.
Segundo o vice-presidente da organização, o engenheiro agrônomo da Epagri Antônio Sérgio Soares, a idéia surgiu a partir da Feira Agroecológica, que aconteceu durante os anos de 2002 e 2003, no pátio da Center Fábricas, sempre aos sábados. A experiência trouxe como retorno a certeza de que existem consumidores e que era necessário se organizar.
Hoje a cooperativa representa um marco na história da organização cooperada – é a única no páis a agregar no mesmo movimento produtores e consumidores, que aparentemente têm interesses diferentes.
“Na ess~encia, o interesse da cooperativa é a propagação do hábito do consumo do alimento orgânico, que além de mais saudável, é muito mais saboroso”, explica a sócia e funcionária da Aracooper Ani Marie Castoldi Andreani, que junto com a estagiária Silviane Silvano Maciel, 17 anos, atende os clientes e sócios da loja de produtos ecológicos da cooperativa, a Viver Mais.
Segundo as duas, o quadro de sócios hoje é de cerca de dez produtores e 50 consumidores, mas a procura também acontece com clientes ocasionais.”muitos entram na loja para conhecer e acabam virando clientes fiéis”, diz a estagiária, que conta que pelo menos seis pessoas por dia entram na loja pela primeira vez, e pelo menos dez por cento deles se torna clientes fiéis.

Fonte: Jornal O TEMPO Diário – terça-feira, 16 de setembro de 2008.


Um pouco de história
Há cinco anos, um grupo de lideranças da cidade de Araranguá contatou com o Centro Ecológico para saber mais a respeito do processo de formação de uma cooperativa de consumidores. Na época, o agrônomo Laércio Meirelles, um dos coordenadores da ONG, fez uma fala sobre as vantagens de os consumidores se organizarem para consumir produtos ecológicos e apoiar a produção de alimentos produzidos através de um manejo ambientalmente sustentável e socialmente justo. A partir de então, aconteceram mais algumas reuniões com outros membros da equipe técnica do Centro e coordenadores de outras cooperativas, como a Coopet, de Três Cachoeiras e a EcoTorres, de Torres, ambas no RS.
A exemplo de qualquer negócio, a Aracooper enfrentou obstáculos referentes ao abastecimento, consumo, receita - situação agravada pela proposta de trabalhar com alimentos orgânicos, com produção e perfil de consumo diferenciados. No entanto, a determinação e senso de responsabilidade da presidência, do conselho administrativo, da funcionária Ani Marie e dos próprios associados foi decisiva para que hoje a Cooperativa dos Produtores e Consumidores de Produtos Ecológicos de Araranguá, através de sua loja Viver Mais Alimentos Saudáveis, cumpra sua missão de levar saúde, consciência e respeito ao meio ambiente para cada vez mais pessoas. A esta cooperativa e todos que de uma forma ou de outra apóiam seus ideais, parabéns pelos cinco anos de atividades!


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br