Notícias
 
( 12/09/2008 ) CONSUMO CONSCIENTE - Feira Ecológica lança campanha de reaproveitamento de embalagens
 


Na manhã deste sábado, 13, a Feira Ecológica de Caxias do Sul deve atingir uma marca histórica: terá deixado de depositar no ambiente 120 mil sacolas plásticas desde que aboliu sua distribuição, há 20 finais de semana.

Dando continuidade às ações de comemoração aos 10 anos da feira, os produtores orgânicos lançam agora um novo projeto, o de reaproveitamento de embalagens.

“A idéia é que os consumidores levem de volta à feira todos os recipientes reutilizáveis que continham alimentos, como garrafas de vinho e suco, vidros de compotas, embalagens e bandejas plásticas, caixas de ovos, entre outros, bem como o óleo de fritura usado, que é transformado em combustível para máquinas agrícolas”, explica um dos membros da comissão executiva da Feira Ecológica, o médico e produtor rural Cesar Stuermer Pasqual.

“As sacolas são uma ponta do iceberg. Desde o início deste projeto queríamos criar uma consciência de diminuição na geração de resíduos”, comenta Pasqual.

A Feira Ecológica de Caxias do Sul é pioneira no país na extinção da disponibilização de sacolas plásticas aos consumidores. A medida foi colocada em prática no dia 3 de maio. Desde esse dia, quem vai até o Largo da Estação Férrea, antiga Estação Férrea, leva as próprias bolsas retornáveis. Quem chega desprevenido pode adquirir sacolas de algodão da própria feira e cestos de vime confeccionados em Ana Rech.

No próximo sábado, dia 20, ainda dentro das comemorações de aniversário da feira ocorre a Festa da Primavera. Nesse dia, produtores orgânicos, biólogos, ambientalistas, técnicos agrícolas, consumidores conscientes, estudantes e médicos estarão tirando dúvidas e debatendo sobre agroecologia e consumo consciente. Haverá um espaço montado para confraternizar e tomar chimarrão.

Sobre a feira

A Feira Ecológica ocorre aos sábados pela manhã das 6h30min às 11h30min desde maio de 1998. As 20 bancas oferecem o resultado do trabalho de 19 famílias de produtores caxienses e de agricultores de Ipê, Bom Princípio, Antônio Prado, Montenegro, Nova Roma do Sul e Torres. Às quartas à tarde, uma Feira Ecológica com menor número de produtores, mas com a mesma qualidade e produtos dos sábados, é montada no bairro Exposição.

FEIRA ECOLÓGICA DE CAXIAS DO SUL

*Sábados, na Rua Augusto Pestana, junto à antiga Estação Férrea
Horário: das 6h30 às 11h30
*Quartas-feiras, na Rua Santos Dumont, bairro Exposição, próximo à Eberle/Maesa
Horário: das 14h às 18h


Jornalista responsável - Anahi Fros


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br