Notícias
 
( 05/08/2008 ) Açaí na lista dos alimentos mais saudáveis do mundo
 


Há duas décadas, o psicólogo e doutor em nutrição pela Universidade Clayton pela Saúde Natural - Jonny Bowden, vem pesquisando os alimentos. Seu trabalho resultou em uma lista dos alimentos mais saudáveis do mundo – os ingredientes com maior valor nutricional. E lá está ele: o açaí. A fruta possui uma das maiores concentrações de antioxidantes. Rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que promovem a redução do colesterol ruim e a prevenção de doenças cardíacas. Para Bowden, os brasileiros que não consomem açaí estão desperdiçando uma benção que a natureza lhes proporcionou.

No litoral norte do Rio Grande do Sul e no Sul de Santa Catarina, o fruto da Euterpe edulis – a palmeira juçara – produz uma polpa tão saborosa e nutritiva quanto o açaí da Euterpe oleracea do norte do país. Mas na região Sul, a Euterpe edulis quase foi extinta devido ao extrativismo do palmito.
Após um trabalho de reintrodução da espécie iniciado nos anos 1990 pelo Centro Ecológico e agricultores da região em Sistemas Agroflorestais, hoje uma propriedade de quatro hectares pode produzir até oito toneladas do fruto por ano.
Em agosto do ano passado, a engenheira agrônoma e Mestre em Agroecossistemas Joana Mac Fadden ministrou um curso de processamento da polpa do açaí da palmeira juçara, na Agroindústria Morro Azul, em Três Cachoeiras. Em sua tese de mestrado, a agrônoma afirma que o açaí tem 100 vezes mais antocianinas que o vinho tinto e que o açaí da palmeira juçara tem quatro vezes mais antocianinas do que o açaí do norte do país Antocianinas são anti-oxidantes e anti - radicais livres que retardam o envelhecimento e prolongam a vida das células, aumentam as defesas imunológicas, melhoram a circulação sangüínea e protegem o organismo contra o acúmulo de lipídios nas artérias. Possuem ainda a capacidade de adiar as perdas de visão e reduzem os efeitos da doença de Alzheimer.
Para a Mata Atlântica, os consumidores do açaí da palmeira juçara estão ajudando a preservar e a recuperar seus remanescentes: Consumir o fruto pode inibir o corte criminoso da árvore inteira para vender palmito. E o fruto é consumido por diversos animais que depois plantam novas árvores.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br