Notícias
 
( 10/07/2008 ) Em breve no litoral norte do RS - Adubo Bokashi pronto para a produção agroecológica
 


A partir deste ano, todos os agricultores do litoral norte do Rio Grande do Sul que trabalham ou querem trabalhar no sistema agroecológico poderão contar com a facilidade de adquirir o adubo Bokashi pronto e na quantidade adequada para a produção.
No final do mês de maio a Prefeitura Municipal de Três Cachoeiras preparou o terreno que fica na propriedade da família Fernandes, na comunidade da Raposa. Desde então começou a construção de uma unidade de produção de Bokashi – composto orgânico muito importante para melhorar a qualidade do solo e fortalecer os cultivos. Para tocar a obra, foi contratado um pedreiro e um um jovem de uma família de agricultores ecologistas de Morrinhos do Sul - que tem a função de trabalhar como servente e principalmente articular os mutirões e providenciar os materiais que faltam. Mas o restante do trabalho é feito pelos próprios agricultores dos grupos, que estão emprestando seus dias de serviço para a Econativa. A idéia é que aos poucos esses dias sejam compensados pela comercialização do adubo. Está sendo feita uma lista de presença assinada pelas pessoas que trabalham nestes mutirões.
Em mais ou menos um mês, assim que a Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE – atender a uma solicitação dos agricultores, a unidade deverá estar pronta: “Um problema que temos é com a ligação da luz trifásica. A CEEE precisa mudar uma rede de lugar, colocá-la para mais próximo da estrada para poder fazer a ligação. Já encaminhamos projeto de solicitação de mudança há alguns meses. Eles não fazem ligação se a distância da rede está acima de 30 metros. Depois que tudo isso estiver pronto, vamos começar a fazer as primeiras receitas de Bokashi, informou Cristiano Motter, da equipe do Núcleo Litoral do Centro Ecológico e um dos articuladores da Econativa.

A construção do galpão é um empreendimento é da Econativa - Cooperativa Regional dos Produtores Ecologistas do Litoral Norte do RS e Sul de SC - com recursos do projeto ICEI - Instituto di Cooperazione Economica Internazionale. A previsão é que sejam produzidas entre cem e 150 toneladas já no primeiro ano de atividade. Alem disso, o local servirá também como depósito para outros insumos da Cooperativa.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br