Notícias
 
( 27/02/2005 ) Cectec organiza visita de produtores para conhecer sistemas de comercialização
 


Paraguaios buscam conhecimento sobre mercado local de produtos orgânicos

No litoral norte do Rio Grande do Sul e no Sul de Santa Catarina, a proposta de construir mercados locais para a produção ecológica da região já é uma realidade. Cerca de quinze grupos e associações produzem frutas, verduras, grãos e cereais para abastecer quatro cooperativas de consumidores e uma feira ecológica, além da comercialização em centros maiores, como Porto Alegre e Caxias do Sul. Este desenho tem atraído visitantes do mundo inteiro.

Dia 25 de fevereiro, foi a vez de produtores e produtoras de cinco grupos que produzem ecologicamente no estado de Itapúa, sudeste do Paraguai. Os quarenta e dois visitantes conheceram as cooperativas de consumidores ecológicos de Três Cachoeiras – Coopet , e de Torres – EcoTorres e a Agroindústria Morro Azul. Em Torres, aproveitaram para conhecer o Morro das Furnas.

Graziela Vega, Engenheira em Ecologia Humana, da Ong paraguaia Cectec - Centro de Educação e Capacitação em Tecnologia Campesina, disse que escolheram o Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia porque estamos trabalhando no mesmo sistema, que é de produtos ecológicos, orgânicos, e estamos interessados na parte de cooperativas, comercialização, porque na parte de produção já estamos bem iniciados e nos falta o conhecimento, o procedimento das cooperativas, da comercialização.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br