Notícias
 
( 24/06/2008 ) Grupo da REDE visita cooperativas de consumidores e agroindústria ecológica no litoral norte do RS
 


A Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas -REDE - é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que desde 1986 trabalha pelo fortalecimento da agricultura familiar e a promoção da agroecologia, acreditando que esta é a melhor forma de construir uma sociedade sustentável.
Um dos programas da REDE diz respeito à capacitação das pessoas para produzir seus próprios alimentos através de técnicas ecológicas que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental.
Hoje o trabalho com agricultura urbana em bairros da região metropolitana de Belo Horizonte - como Capitão Eduardo e Ribeiro de Abreu - já conta mais de dez anos e milhares de pessoas envolvidas direta ou indiretamente. As mais organizadas produzem até para vender, como é o caso de Consolação Cotta que diz: “Vendemos um pé de alface a um real. No supermercado nossos clientes podem comprar até três por este preço, mas preferem nosso produto porque sabem que é melhor.”
Consolação era uma das oito pessoas que na manhã de 19 de junho, quinta-feira, visitaram a Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres – EcoTorres, para saber um pouco mais sobre comercialização no âmbito da economia solidária. Desde segunda-feira, 16, que ela, Rosemir Inácio, Fernando de Oliveira, Daniela Almeida e seu filho Tomás, Raimunda Souza Marcondes, Marcelo Almeida e Cátia Maria Moreira estavam visitando o Sul, começando por experiências em agricultura urbana em Itajaí e Florianópolis. Eles também participaram de um encontro do Núcleo Litoral Catarinense da Rede Ecovida de Agroecologia. Na tarde do dia 19, o grupo visitou a Cooperativa de Consumidores de Três Cachoeiras - Coopet e a Agroindústria Ecológica Morro Azul. No dia seguinte partiram para o outro lado do rio Mampituba – para ver o trabalho da Acevam – Associação dos Colonos Ecologistas do Vale do Mampituba – em Praia Grande, SC.

Fonte: www.rede-mg.org.br

Na foto acima, o grupo na EcoTorres.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br