Notícias
 
( 13/12/2004 ) Produtos da Biodiversidade no aniversário da Feira Ecológica em Torres-RS
 


Desde dezembro de 2003 que os consumidores e consumidoras de Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul, têm acesso aos produtos cultivados ecologicamente na região e que antes eram quase que totalmente exportados para as feiras ecológicas da capital Porto Alegre e de Caxias do Sul, na serra gaúcha.
Mas o cultivo de orgânicos vai além do manejo amigável ao meio ambiente. Em nível mundial, já existe um movimento para resgatar e preservar as variedades tradicionais de plantas, no sentido de deter a erosão genética provocada pelo uso indiscriminado de agrotóxicos e pela prática da monocultura. Os agricultores e agricultoras familiares ecologistas têm assumido esta grande responsabilidade que é a preservação da biodiversidade.
No aniversário de um ano da Feira Ecológica, dia 11 de dezembro, as bancas do Grupo Morro Azul, Acert Raposa ( Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres – Núcleo Raposa) e Acert Mampituba (Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres – Núcleo Mampituba), Rede Ecovida de Agroecologia e EcoTorres ( Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres) disponibilizaram ainda mais produtos diferenciados daqueles normalmente encontrados nos supermercados e feiras convencionais, marcando a data como lançamento dos Produtos da Biodiversidade.
Na banca da Rede Ecovida havia batata - cará cinco variedades de tomates, melõezinhos quatro variedades de feijões, além de grãos e sementes. A Acert Raposa levou araruta, cebola-família e outros produtos. A Acert Mampituba sempre oferece uma verdura chamada chinesinha, desconhecida dos consumidores e que agora, a exemplo dos demais produtos citados, será sinalizada com um selo : Produto da Biodiversidade. O Grupo Morro Azul levou pimenta-doce, abóbora e diversas mudas de árvores e plantas nativas da região.
Além dos Produtos da Biodiversidade, os consumidores foram brindados com um Café com Feira Ecológico, onde havia pão de milho com batata-cará, rosca de polvilho, bolo, passa de banana, tofu e chimia. Uma verdadeira festa para os olhos e para o paladar.
O Projeto Biodiversidade conta com o apoio da entidade kerknactie e do Gestar Mampituba ( Projeto de Gestão Ambiental Rural - Mampituba).
O evento na Feira Ecológica lagoa do Violão foi uma promoção cooperativada entre Centro Ecológico, Grupo Morro Azul, ACERT Raposa e ACERT Mampituba.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br