Notícias
 
( 05/03/2008 ) Agricultoras do litoral norte do RS participam de curso de processamento de frutas
 


Entre os dias 3 e 5 de março, quinze agricultoras que fazem parte de grupos e associações ecologistas, participaram de um curso de processamento de frutas na Agroindústria Morro Azul, da família Becker, na comunidade de Morro Azul, em Três Cachoeiras.
Durante três dias, elas aprenderam e aperfeiçoaram técnicas de produção de frutas cristalizadas, geléias e compotas. Figo, abóbora e mamão verde cristalizados, geléia de açaí com amora, geléia de maracujá, foram alguns dos doces processados com frutas dos pomares e agroflorestas da região, açúcar e outros ingredientes totalmente naturais.
Para as agricultoras, é uma oportunidade de agregar valor aos seus produtos e aproveitar melhor a produção das propriedades, seguindo uma tendência cada vez mais forte no mercado consumidor, que é a procura por produtos saudáveis e sem aditivos sintéticos. O Curso de Processamento de Frutas foi proposto pela Econativa ( Cooperativa de Produtores Ecologistas do Litoral Norte do RS e Sul de SC) e ministrado através do Senar ( Serviço Nacional de Aprendizado Rural) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Cachoeiras, com o apoio do Centro Ecológico. Todas as agricultoras, bem como a Econativa, fazem parte do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia.
No final deste mês, estará sendo realizado um curso de processamento de derivados da cana-de-açúcar.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br