Notícias
 
( 03/08/2004 ) 2ª Feira da Biodiversidade em Três Cachoeiras - RS
 


Um dia para celebrar e partilhar o saber dos agricultores e agricultoras do litoral norte.

Promover a troca de sementes crioulas e partilhar o saber dos agricultores e agricultoras do Litoral Norte. Com este foco, a ONG Centro Ecológico e o Movimento das Mulheres Camponesas realizaram a segunda edição da Feira da Biodiversidade no dia 03 de agosto, na Praça Central de Três Cachoeiras.

Sementes de diversas cores e formatos, com nomes diferentes como feijão-de-porco e mucuna despertavam a curiosidade dos estudantes. As mulheres interessavam-se pela forma de preparo de batatas como mangarito, batata cará e cará aéreo, mais nutritivos e puros que a batata-inglesa, mas ignorados pela grande maioria dos consumidores: “as amigas que vieram comigo viram quanta coisa dá para comer e não sabiam”, diz Ana Vaci, do Movimento das Mulheres Camponesas. A professora da Escola Municipal José Felipe Schaeffer, Sonia Leffa Lumertz, acha importante que os alunos tenham conhecimento sobre estes alimentos que estão deixando de ser cultivados por falta de conhecimento: “ tem muito agrotóxico, muito produto industrializado, e eles têm que ter consciência do que é saudável e natural”.

A preservação dos cultivares crioulos também é um compromisso com as gerações futuras. “Inúmeras espécies não foram pesquisadas, ou foram pouco pesquisadas. Muitas podem ser medicinais e devemos preservar o que no futuro pode ser útil para a sociedade”, explica Nelson Bellé, da equipe técnica do Centro Ecológico, que conta com o apoio da Terra do Futuro (Suécia) e da entidade holandesa Kerkinactie, para o desenvolvimento das atividades de resgate e preservação da biodiversidade no litoral norte do Rio Grande do Sul.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br