Notícias
 
( 03/08/2007 ) Horta urbana comunitária no litoral norte do RS em fase de implementação
 


O bairro São João, em Três Cachoeiras, no litoral norte do Rio Grande do Sul, tem uma história de mobilização em torno de objetivos comuns. Há oito anos, a comunidade promove uma festa junina para o padroeiro São João. O evento comunitário não tem fins lucrativos e sim, recreativos: todos se divertem, partilhando a culinária típica das festas de junho e da região, sem gastar quase nada.
Nesta organização, o Centro Ecológico viu um terreno fértil para implementar o antigo sonho de demonstrar que em pequenos espaços urbanos é possível produzir alimentos ecológicos para dezenas de famílias e, portanto, é possível desenvolver soluções locais para o problema da fome, da desnutrição e do lixo orgânico.
Assim, há cerca de dois meses foi realizada a primeira de uma série de conversas para viabilizar a Horta urbana comunitária do bairro São João. Em uma área de oitocentos metros quadrados – cedida pelo casal Avanor e Cleusa, começaram os mutirões para cercar e limpar.
No dia 1º de agosto, os vizinhos Ilma Fernandes Aguiar e Walter, junto com o técnico agrícola Ezequiel Martins, limpavam e cavavam um valo para irrigação, enquanto planejavam a produção.”Vamos fazer um mix de tudo: beterraba, alface, cenoura, plantas medicinais, ornamentais, como bromélias. Quando estiver produzindo, daqui a quatro meses, mais ou menos, vai dar para alimentar de 15 a 20 famílias”, avalia Ezequiel. Ilma e Walter vão além, e pensam que o excedente poderá ser doado a uma creche ou a um asilo do município.
A Horta comunitária do bairro São João está sendo viabilizada através do projeto Agricultura Ecológica e Soberania Alimentar no Litoral Norte do RS, patrocinado pela Petrobras, e está sob a responsabilidade do agricultor Nelson Bellé e do técnico Ezequiel Martins, da equipe técnica do Centro Ecológico.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br