Notícias
 
( 21/07/2007 ) Movimento de Mulheres Camponesas organiza horto de plantas medicinais
 


Ninguém sabe ao certo como e quando a humanidade começou a utilizar as plantas para curar e prevenir doenças. No entanto, a transmissão do conhecimento de geração em geração foi fundamental para que hoje suas propriedades terapêuticas sejam cada vez mais estudadas no Brasil e no exterior.

Com o objetivo de preservar e multiplicar este saber, o Movimento de Mulheres Camponesas Região Litorânea do RS - MMC, em parceria com o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Urbanas - MMTU, está cultivando um Horto de Plantas Medicinais na sua sede em Três Cachoeiras, litoral norte do RS.O horto em forma de mandala com 16 metros de diâmetro e sete canteiros vai reunir mais de 60 espécies de plantas, utilizadas pelas farmacinhas caseiras e trazidas das hortas e quintais dos municípios da região pelos grupos que formam estes movimentos sociais no litoral norte.Cada município ficou responsável pelo cultivo de um canteiro. Na tarde de 12 de julho, terça-feira, foi a vez dos municípios do Três Cachoeiras e Arroio do Sal.

A partir de novembro o Horto de Plantas Medicinais estará aberto às escolas e comunidade em geral para visitação. Os canteiros serão sinalizados com os nomes das plantas e propriedades medicinais.

Esta atividade está sendo desenvolvida através do projeto Firmando Passos em Defesa da Vida 198 MMA, que há um ano vem sendo implementado com o apoio do PDA Mata Atlântica Ministério do Meio Ambiente.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br