Notícias
 
( 21/07/2007 ) Desenvolvimento de mercados locais: feirinha ecológica em Morrinhos do Sul
 


Para quem olha de longe, é só uma banquinha. De perto, é verdadeira feira, com mais de vinte itens para abastecer a clientela local: diversos tipos de verduras, legumes, frutas, pães, bolos, açúcar, farinhas e até café moído.
Há menos de um ano, o Grupo de Mulheres do Morro do Forno decidiu se organizar para comercializar localmente os alimentos produzidos em suas propriedades.
Através do projeto Agricultura Ecológica e Soberania Alimentar, patrocinado pela Petrobras, o Centro Ecológico produziu folhetos, publicou um anúncio em jornal e veiculou alguns textos em rádio para o lançamento desta feirinha ecológica em Morrinhos do Sul, no litoral norte do RS.
Maria Elena Gomes e Joce Boff Steffen - do Grupo - avaliam que o resultado deste esforço tem sido muito bom. Tendo produto a gente vende, diz Maria Elena, lembrando de uma tempestade que em março prejudicou bastante a produção. Mesmo assim, pretendem comercializar seus produtos em outras feiras.
A consumidora Luzia Flores, que é de Torres mas que pela segunda vez estava comprando na feirinha, observou que nenhum consumidor reclamou do preço, talvez pela proximidade com a roça, eles saibam o trabalho que dá para produzir e conheçam a realidade dos venenos mais de perto, considerou.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br