Notícias
 
( 05/02/2019 ) Alianza Biodiversidad alerta para a perda de soberania imposta pelos Tratados de Livre Comércio
 

De direitos de propriedade intelectual à soberania alimentar, os tratados de livre comércio (TLC) reforçam o poder de grandes empresas e capitais sobre o que os países podem ou não fazer. "Os países perdem a liberdade de legislar, desenvolver políticas públicas, promover programas governamentais, priorizar investimentos ou desenvolvimento local", alerta a mais recente publicação da Alianza Biodiversidad "Instrumentos de desvio de poder que subjugam o Direito". O PDF está em Boletins Informativos. É só clicar no título abaixo para acessar a seção e depois em "Leia na íntegra"para baixar o arquivo:

Instrumentos de desvio de poder que subjugam o Direito

Integrada por 12 organizações e redes, dentre estas o Centro Ecológico, a Alianza analisa mecanismos de apropriação da genes, plantas, sementes, recursos naturais, entre outras áreas relativas à vida e ao futuro do planeta. Uma delas diz respeito à aceitação do cultivo e consumo de alimentos transgênicos por meio da chamada “cooperação" em matérias legislativas e regulamentares, com eliminação das barreiras técnicas.

A publicação esclarece que o discurso dos governos de direita de substituir ou suprimir alguns acordos, não significa que pequenos agricultores, empresas, consumidores ou o meio ambiente serão os beneficiados.



   
 

Cursos

19/3
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br