Notícias
 
( 28/11/2018 ) Acert inaugura câmara para banana na passagem de 27 anos
 

A inauguração oficial da câmara de amadurecimento da banana no galpão do Núcleo Três Passos da Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres (Acert) marcou os 27 anos da primeira associação de agricultura ecológica do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A celebração foi na noite de segunda-feira, 26 de novembro, em Morrinhos do Sul.

"Esses nossos 27 anos em que a gente convive, é sempre interessante celebrar e ainda mais com a conquista deste espaço", afirmou Mauro Martins. Segundo Regina Steffen Evaldt Martins, a câmara vai receber a produção das seis famílias da Acert Três Passos - aproximadamente 1.800 mil quilos de banana por semana – e armazenar goiaba quando chegar a safra.

As famílias recordaram como foram difíceis os primeiros tempos na agricultura ecológica, quando familiares e vizinhos diziam que morreriam de fome e somente o Seu" Otacílio tinha carro. "Era um desafio, mas a gente persistiu”, lembrou Mauro.

Em nome do Centro Ecológico, o professor André Gonçalves disse que tinha orgulho de fazer parte da história da Acert."Aquela semente foi plantada há 27 anos, e hoje, de Osório a Criciúma, todos os lugares têm um movimento de agroecologia".

Já a agrônoma da ONG destacou o papel das mulheres nessa caminhada. "Nós mulheres, junto com os homens, seguimos juntos na resistência e pela liberdade", completou a agricultora Elci da Paz Scheffer, da Acert Raposa.



   
 

Cursos



 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br