Notícias
 
( 17/11/2018 ) Sociedade civil envia Carta de Recomendações para COP 14
 

O Centro Ecológico e 91 organizações da sociedade civil assinam uma carta de recomendações entregue à 14ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica e seus Protocolos, entre 17 e 29 de novembro, no Egito. O documento conclama "a comunidade, a cooperação internacional e as instituições multilaterais a acompanharem atentamente o desenrolar da transição de governos no País e seus próximos movimentos de forma a evitar retrocessos e perseguições que afetem os direitos dos povos brasileiros a manter seus meios e modos de vida a partir da conservação da agrobiodiversidade e sociobiodiversidade".

Em oito páginas, a Carta traz alertas e orientações para nortear soluções em relação à transgênicos, agrotóxicos e associados; novas biotecnologias e demais formas de engenharia genética; agrobiodiversidade e sementes crioulas; transferência massiva de terras públicas para esfera privada e anistias ambientais; Lei da Biodiversidade ou da biopirataria? Acesso e repartição de benefícios. A Einegra do documento está na seção Boletins Informativos.

Em 2018 a COP 14 tem como tema “Investindo na Biodiversidade pelas pessoas e pelo planeta”. O Brasil porém, não poderá influir nas decisões da Conferência, porque não ratificou o Protocolo adotado em Nagoya, Japão, em 2010. Este protocolo estabelece regras para a repartição de benefícios do uso de recursos genéticos de forma justa e equitativa entre os países membros e previne a biopirataria.

Mais matérias sobre a Carta:

Carta aberta com recomendações e críticas

Ameaças explícitas à biodiversidade pelo governo brasileiro



   
 

Cursos



 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br