Notícias
 
( 18/09/2018 ) Escola no Litoral Norte é modelo de ensino em Tempo Integral no RS
 

Se ainda havia dúvidas sobre a mudança implementada pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa desde 2017, uma notícia anunciada em comemoração na noite de segunda-feira, 17, mostrou que a escola anda no caminho certo. Localizada na comunidade de Santo Anjo da Guarda, no município de Três Cachoeiras, a escola alcançou, em apenas um ano, o primeiro lugar no ranking entre 96 escolas de Tempo Integral do Estado.

"Esse lugar significa um resultado de tudo aquilo que a escola, como comunidade escolar, tem feito. Na verdade, a gente pode dizer que a Escola Dom José Baréa hoje seria o nosso modelo de Tempo Integral no Estado do Rio Grande do Sul", disse a assessora pedagógica do Tempo Integral da 11ª Coordenadoria de Educação, Janaína Santos Reus Freitas. Para chegar a esse resultado, a Secretaria Estadual de Educação avaliou o conhecimento de estudantes dos 2º, 5º e 9º ano das escolas de Tempo Integral.

A média deu à Baréa o primeiro lugar, mas o destaque ficou por conta do desempenho das alunas e alunos do 2º ano, que obtiveram a classificação mais alta entre todas as escolas. "Isso diz muito, porque são alunos que vieram do 1º ano, então estão desde o início dentro dessa proposta", ponderou a educadora Liége Frainer Barbosa, uma entre tantas apoiadoras e apoiadores da mudança na escola.

Comunidade apoia, escola realiza

Conforme a professora Adriane Lippert Bittencourt, sem a colaboração dessas pessoas e de instituições como a Pastoral da Criança, Associação de Moradores, Coopergesa, Secretaria Municipal de Educação, entre outras, a a escola não conseguiria, sozinha, abarcar tudo. Assim, além dos espaços da comunidade, como Clube de Mães, Associação Desportiva e ginásio da Igreja Católica, a escola conta com um grupo de voluntários e voluntárias que fazem todo tipo de trabalho, desde assessoria jurídica, limpeza, construção, até oficinas.

As oficinas de Permacultura, Programação e Internet das Coisas, Arteterapia 1 e 2, Nutrição, Violão e Voz, Xadrez, contam com a parceria da ONG Centro Ecológico, do curso da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da equipe técnica da Associação de Moradores de Santo Anjo da Guarda e da Prefeitura Municipal de Três Cachoeiras, bem como com a colaboração de voluntários individuais, pessoas que se somaram ao projeto porque acreditam na proposta. Além destes há professoras voluntárias que semanalmente orientam grupos de estudantes nas áreas de leitura, escrita e matemática.

Já as professoras e professores da escola assumem atividades complementares ministradas em forma de oficina, de acordo com o perfil e a preferência de cada um: Recreação, Artesanato, Teatro, Culinária, Incrível Mundo dos Animais, Projetos de Vida, Publicidade e Propaganda, Treinamento desportivo e Criação e Construção.




   
 

Cursos

5/10
Green Action Week (GAW) 2018
7/11
Encontro da Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica - Educar pela pesquisa: o desafio da práxis


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br