Notícias
 
( 03/09/2018 ) Cooperativa de consumidores quer reduzir uso de plásticos
 

Foto: hortaliças serão embaladas em sacos de papel

Clique no título para ouvir o podcast editado pela Rádio Maristela sobre esta matéria*: Cooperativa de consumidores quer reduzir uso de plásticos.

A partir de setembro, a Ecotorres, em Torres, Litoral Norte/RS, estará mobilizada pela redução do uso de plásticos. Inicialmente, segundo Dauane Scheffer, os clientes serão estimulados a substituir sacolas e saquinhos plásticos por sacos de papel, que agridem menos o meio ambiente. "A gente vai oferecer para os clientes nos produtos a granel, na parte de verduras”, explicou a funcionária.

A medida, conforme a avaliação de Carla Dornelles, do Conselho Administrativo da cooperativa, está em linha com a perspectiva ecológica do empreendimento. "Se formos pensar no tempo de utilidade de um plástico que vai desde a loja até a casa do consumidor, e compararmos esse tempo ao tempo que esse material leva para se decompor na natureza, já é algo ilógico".

Para a cliente Regina Tamm, reduzir o uso de plásticos implica trabalhar hábitos que foram constituídos ao longo de muito tempo, quando ainda eram desconhecidos os danos provocados pelo material. Mas hábitos, na visão da educadora, podem ser aprendidos. "Acho que a gente vai ter quer aprender a ter hábitos melhores e a Ecotorres está contribuindo para gente aprender".

Para evitar lixo, consumidora usa potes e sacolas de pano

Se depender da consumidora Julia Bijoldo, os sacos de papel da Ecotorres podem ficar para outros clientes. Faz cerca de seis meses que a farmacêutica aboliu o uso de saquinhos plásticos. A ideia nasceu pouco depois do resgate e adoção do Flocos.

Em cada passeio, ela usava os saquinhos das compras para juntar os cocos do simpático vira-latas. Pensando no destino do saquinho sujo depois de descartado na lixeira mais próxima, Julia começou a usar jornal ao invés de plástico. Foi aí que os saquinhos começaram a sobrar em casa – cerca de oito a cada compra de grãos e cereais, duas vezes por mês -, e ela começou, além da sacola de pano, a levar seus próprios potes nas compras. "Dá trabalho. Tem que se organizar".

Apesar de já ter encontrado sua própria solução para o problema dos plásticos, Julia acha muito importante que o comércio adote medidas semelhantes." As pessoas começam a ver aquilo acontecendo na prática e aquilo começa a entrar no dia a dia. De repente começa a pensar em casa e a fazer alguma coisa".



   
 

Cursos

5/10
Green Action Week (GAW) 2018
16/10
Assembleia da Cooperativa Regional de Produtores Ecologistas do Litoral Norte do RS e Sul de SC - Econativa


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br