Notícias
 
( 27/08/2018 )  Plenária esclarece normas para insumos na agricultura ecológica
 

Foto:Sidilon Mendes

Em plenária no dia 22 de agosto, em Morro Azul, Três Cachoeiras, os grupos de agricultura ecológica do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida discutiram as regras para uso de insumos nas propriedades. Entre os encaminhamentos, ficou definido que a cama de aviário deverá ser analisada por entidade que ateste a aptidão para uso na agricultura orgânica.

“O ideal seria a utilização de insumos certificados, mas como têm poucos insumos deste tipo no mercado, para uma demanda muito grande, vai se trabalhar dessa forma”, informou Rafael Lopes da Silva, do Grupo de Agricultores Ecologistas de Roça da Estância (Gaerde). O produtor também relatou que o adubo folhito está suspenso.

Conforme orçamento solicitado pelo técnico Cristiano Motter do Centro Ecológico à Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a análise da amostra custa R$ 198 reais e leva em torno de 30 a 45 dias para apresentar um laudo.

Onze grupos renovaram certificados de conformidade orgânica

Outro encaminhamento foi a renovação do certificado de conformidade orgânica dos grupos visitados pela Comissão de Ética do Núcleo no mês de agosto: Boa Esperança, Acertem, Apelcam, Cultivando a Vida, Acert Raposa, Geard, Ecotorres do José, Três Irmãos, Terra Viva, Gec e Chapada dos Mesquitas.


Nesta matéria tem o link para acessar a lista de produtos permitidos na agricultura orgânica:

Mapa divulga acesso facilitado à lista de fitossanitários autorizados nos orgânicos


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br