Notícias
 
( 01/08/2018 ) Agricultores do Mato Grosso visitam empreendimentos agroecológicos do Litoral Norte/RS
 

Agricultoras e agricultores do Mato Grosso visitaram empreendimentos agroecológicos do Litoral Norte entre os dias 29 e 31 de julho. O grupo estava participando de um curso assessorado pelo Centro Ecológico para o Instituto Centro de Vida (ICV), que pretende desenvolver um sistema participativo de garantia de alimentos orgânicos como o da Rede Ecovida de Agroecologia na região de Alta Floresta.

“Está sendo muito bom, tanto para os agricultores que já são produtores orgânicos quanto para os que estão em transição, ver agricultores aqui trabalhando em áreas pequenas, com sistemas agroflorestais, certificados, ver o consumidor, nestes pontos de comércio”, avaliou o biólogo Eduardo Darwin, do ICV, durante a visita à Cooperativa de Consumidores Ecotorres.

Anteriormente o grupo havia visitado a propriedade da família Strege Evaldt, em Morrinhos do Sul, a Agroindústria Morro Azul e a Cooperativa de Consumidores Coopet, em Três Cachoeiras, e a agroindústria Alimentar.

A parte teórica do curso foi ministrada no Centro de Formação Pastoral, em Dom Pedro de Alcântara, com tópicos sobre o marco regulatório dos orgânicos no País, princípios e conceitos da certificação participativa e funcionamento da Rede Ecovida.

Essa rede presente nos três Estados do Sul do Brasil organiza-se em núcleos regionais. Uma de suas conquistas é o reconhecimento do sistema de certificação de alimentos orgânicos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No Litoral Norte/RS, o núcleo regional, denominado Núcleo Litoral Solidário, conta hoje com 38 grupos, distribuídos em municípios desde Osório até Mampituba.


   
 

Cursos



 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br