Notícias
 
( 06/06/2018 ) Cooperativa de consumidores celebra 19 anos de atuação ambiental
 

Enquanto a ONU se esforça para chamar a atenção sobre a poluição plástica, sócios e amigos da Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras - município com 10 mil habitantes Litoral Norte/RS - , pôde comemorar quase 20 anos de atuação em prol da preservação ambiental na noite de terça-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente. "O mercado apresenta facilidades em questão de embalagens, de produtos industrializados, e isso acaba prejudicando de forma forte a preservação ambiental", alertou o coordenador da Coopet, Rogério Guimarães, destacando o papel dos consumidores na proteção do meio ambiente.
 
Fundada em junho de 1999, após algumas experiências mal sucedidas para ter acesso aos produtos orgânicos das famílias que desde 1991 eram assessoradas pela ONG Centro Ecológico, mas que vendiam somente em Porto Alegre, a Coopet conta hoje com a parceria de 111 consumidores e de seis famílias agricultoras. Dessas, cinco são da Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres (Acert).
 
Saúde e sintonia entre agricultor e consumidor
 
A família Carlos, representantes da Acert na comemoração, é parceira da cooperativa desde o início. Atualmente vendem feijão e aipim embalados à vácuo, além de brócolis, pitaya e outros produtos da época. Para Gustavo, jovem formando do curso de Comércio Exterior, é um ponto próximo para escoar a produção, que ele valoriza como um trabalho melhor do que atividades urbanas. Já a mãe, Eliana da Rosa Carlos, acha lindo o trabalho da Coopet no sentido de promover a sintonia entre consumidor e agricultor.
 
Conforme a observação de Marivânia Mengue Evaldt , funcionária da Coopet, a saúde é o que mais motiva os associados a buscar produtos orgânicos. "O que a gente mais escuta é a questão da saúde, seja por doenças como diabetes, colesterol alto e outras,  ou por recomendação de nutricionistas".
 
Como continuidade da comemoração do dia 5, que foi o dia de fundação da Coopet em 1999,  a cooperativa está organizando uma noite de sopas, na programação da Feira da Biodiversidade na próxima quarta-feira, 13.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br