Notícias
 
( 27/04/2018 ) Representantes da sociedade civil na Cnapo barrados no Palácio do Planalto por vestirem camiseta
 

Foto do site Brasil247

Representantes formalizados da sociedade civil na Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica foram impedidos de participar da plenária no auditório do Palácio do Planalto na manhã de quinta-feira, 26 de abril de 2018, porque estavam vestindo camisetas com os dizeres Lula Livre. O representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Jairã Santos, também foi impedido de entrar sob a alegação de que ninguém mais entraria no auditório antes da solução da polêmica envolvendo as camisetas.

“No entanto, outras pessoas chegaram depois do Jairã ter sido barrado e puderam acessar esse espaço”, relatou em áudio o secretário executivo e representante na Cnapo da Articulação Nacional de Agroecologia, Denis Monteiro. Conforme Denis, os funcionários foram questionados cinco vezes, sem obter resposta, por que outras pessoas entraram e Jairã não. Para o agrônomo, um indígena, representante de uma articulação nacional, foi impedido de entrar num espaço público, numa comissão onde ele contribui há anos, no dia em que os indígenas estavam fazendo uma das maiores mobilizações da sua história, em referência ao Acampamento Terra Livre 2018, entre 23 e 27 de abril.

Diante desses acontecimentos, a ANA, bem como outras entidades da sociedade civil, se retiraram da Cnapo, por não verem sentido em sua participação. “Lamentavelmente presenciamos, como estamos presenciando cada vez mais, situações de estado de exceção. O espaço público, com funcionários pagos com dinheiro publico, impedindo o acesso de representantes da sociedade civil, num espaço que deveria ser da democracia, participação e discussão”, denunciou Denis Monteiro.

Para saber mais sobre a polêmica das camisetas:

Ministério Público Federal pede esclarecimentos

Para saber mais sobre o Acampamento Terra Livre 2018:

Mobilização Indígena

Articulacão Nacional dos Povos Indígenas do Brasil




   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br