Notícias
 
( 24/04/2018 ) Personagens de Monteiro Lobato lançam projeto sobre a Carta da Terra
 

As personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, apresentaram, nessa segunda-feira, 23 de abril, o livro Nina e a Carta da Terra, da professora Adriane Lippert Bittencourt, para professoras, alunos, alunas, alguns pais e mães da Escola Municipal de Ensino Fundamental Demétrio Alves Fogaça, em Roça da Estância, Mampituba, Litoral Norte/RS. O livro será o tema orientador do projeto Juntos Somos Mais, desenvolvido com todas as turmas, do pré- escolar ao 6º ano.

A Carta da Terra é um documento firmado no início do século por diversas organizações do mundo inteiro, sobre princípios de conservação ambiental e desenvolvimento sustentado numa perspectiva de justiça social. O livro da professora Adriane aborda esses princípios de uma forma próxima e acessível.

“A gente já vem trabalhando com os livros da Adriane desde o primeiro, Nina e os Passarinhos, depois a gente trabalhou Nina e Erê e agora a gente vai trabalhar Nina e a Carta da Terra”, explicou a diretora da escola, Gedalva Jocemar Alves.

Para o lançamento, com a presença da autora em sessão de autógrafos, Gedalva pediu à professora do primeiro ano, Michelini Camilo Paganini, que criasse um mote. Conforme a professora, a primeira ideia era trabalhar o teatrinho do Sitio e a leitura, mas ela pensou que uma das personagens do Sítio poderia encontrar um livro perdido na floresta e este livro seria justamente Nina e a Carta da Terra. “No final o Saci salva o livro e diz - que bom que a gente conseguiu salvar esse livro Nina e a Carta da Terra. E ai a Emília pergunta: mas vovó, quem é essa Nina? Aí quando vovó vai explicar, quem que aparece? A Nina! Para encerrar o lançamento do projeto, a turma do 4º ano apresentou a música Salve o Planeta, preparados pela professora Elaine de Moura Valim.

O Centro Ecológico publicou a série de livros com a personagem Nina. Os livros fazem parte do material didático usado em projetos nas escolas que fazem parte da Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica. A Teia é uma rede de educadoras e educadores ambientais de escolas do Litoral Norte.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br