Notícias
 
( 21/03/2018 ) Chegada do outono reúne consumidores da Ecotorres em happy hour cultural
 

A chegada do outono reuniu associadas, associados, amigos e amigas da Cooperativa de Consumidores Ecotorres numa happy hour cultural no final da tarde de terça-feira, 20 de março. Assim como na entrada da primavera e do verão, uma das paredes da loja recebeu um painel em giz mostrando a relação da nova estacão com a natureza e os alimentos.
Dessa vez o artista escolhido para a tarefa foi o professor Roni Dalpiaz, que a partir de uma folha seca no primeiro plano, retratou cultivos e paisagens ao fundo, inspiradas, segundo o artista, nas pinturas de Vincent Van Gogh. Como mensagem final, Dalpiaz falou que cada estação traz um aprendizado. O outono por exemplo, mostra que muitas vezes temos que nos desfazer de algumas coisas para manter o essencial. “A árvore perde as folhas, mas mantém tronco, raízes e galhos intatos”, citou o artista.
Em seguida o agricultor e tecnólogo em Gestão Ambiental Nelson Bellé falou sobre o outono do ponto de vista da safra dos alimentos. Para ele, o outono é uma das estações mais interessantes para a agricultura, com o início da colheita dos tubérculos, frutas como o caqui, abacate, fruta do conde, carambola e as cítricas, além da pitaya que está se dando muito bem no Litoral Norte.
“É um momento em que nós precisamos mais de carboidratos, passamos o ciclo do verão e agora começa a aparecer cenoura, beterraba, alface, porque essas hortaliças têm origem em regiões mais frias do planeta, então é difícil produzir no verão”. Bellé destacou que, em cada estacão, os alimentos que são ofertados pela natureza são os que a gente precisa na época. Então é interessante consumir os alimentos da safra. Em seguida apresentou as plantas alimentícias não convencionais (Pancs): mangarito, taioba, inhame, beldroega, gengibre, açafrão da terra e diversas variedades de pimentas , todos colhidos na horta urbana do agricultor.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br