Notícias
 
( 21/03/2018 ) No Litoral Norte, agricultura ecológica define agenda e apresenta novos grupos
 

Mais de 250 agricultoras e agricultores começaram a definir a agenda de 2018 do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida, o núcleo do Litoral Norte/RS dessa rede de fomento à agroecologia presente nos três Estados do Sul. A plenária foi na tarde de terça-feira, 20, no Salão Comunitário da Comunidade de Raposa (Três Cachoeiras), com representantes de grupos de agricultura orgânica de Osório, Maquiné, Santo Antônio da Patrulha, Três Forquilhas, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Torres e Mampituba. Foram solicitadas as primeiras visitas para verificação da conformidade orgânica dos grupos, apresentados cinco novos grupos e 11novos integrantes de grupos já existentes.

Um desses novos integrantes é Valmor Pereira Ramos, de Mampituba. Ele ingressou no grupo Boa Esperança e contou que decidiu fazer a transição para o cultivo ecológico de banana pensando na saúde. “É muita doença, muita coisa que a gente não sabe, que com certeza é através dos agrotóxicos que vêm causando essas doenças”. Do mesmo grupo de Ramos, Eliseu Bedinot de Quadros valoriza a saúde, mas o que pesou mesmo para plantar ecológica, há mais de um ano e meio, foi o fator preço. “A gente entrega o produto e recebe aquilo que é justo”.

Participantes convidados ao ENA

Os grupos também foram convidados a participar do 4º Encontro Nacional de Agroecologia, entre 31 de maio e 3 de junho, em Belo Horizonte/MG. Conforme Ana Luiza Meirelles, do Centro Ecológico, as interessadas e os interessados devem colocar o nome numa lista, uma vez que existe limite para participantes.

Quem são os novos grupos e agricultores da região

Aos 28 já existentes no núcleo, somaram-se o Grupo de Agricultores Orgânicos Rio do Terra (Gaort), Sal da Terra, Aliança para um Mundo Melhor, Vida Nova e Vida e Saúde.

Entre os novos agricultores, o Grupo de Produtores Ecologistas Paraíso (Gpep) apresentou Lisandro da Rosa Bencke. O Boa Esperança, Valmor Pereira Ramos, José Luiz Costa Alves, Denilson Selau, José Henrique Evaldt, Romildo Scheffer da Silva, Charleson Machado, Sérgio Pereira da Conceição e Maria Scarpari. A Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres núcleo Três Passos apresentou Patrícia e Ezequiel Martins.

Grupos presentes

Chapada dos Mesquitas, Costa Verde , Chapada do Alegrete, Cultivando a Vida, Rio Bonito, Morro Azul, Geard, Gpep, Vale do Maquiné, Apelcam, Apemsul, São Brás, Gec, Boa Esperança, Apemsul, Gaort, Alto Alegre, Taió, Aguapés, Sal da Terra, Vida e Saúde, Acert Três Passos, Ecotorres do José, Sombras, Pena Verde, Aliança, Boa União, Vida Nova, Três Irmãos, Terra Viva, Rio da Invernada, Vista Alegre, Agrisap e Acert Raposa.
A plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida é organizada pelo próprio Núcleo, com apoio do Centro Ecológico.

Próxima plenária será em Mampituba

No dia 16 de maio, em Rio de Dentro.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br