Notícias
 
( 15/03/2018 ) Projetos de pesquisa podem contribuir para atualizar a escola
 

A escola tradicional, ainda formatada num modelo que muitas vezes remonta ao início do século passado, precisa mudar, e a pesquisa, com seus questionamentos, diferentes ângulos e possibilidades, pode ser uma importante ferramenta nessa mudança. Essa foi a tônica da primeira etapa de formação de 2018 da Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica, dia 14 de março no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara, com a assessoria do professor Guy Barcellos e a participação de 42 professoras e professores de escolas públicas de Morrinhos do Sul, Torres, Mampituba, Três Cachoeiras e Itati, todos no Litoral Norte/RS.

De manhã, o professor e escritor apresentou uma palestra sobre Pesquisa e complexidade na escola: como ressignificar a práxis, onde depois de desmontar alguns conceitos muito arraigados na escola tradicional, mostrou diversas metodologias de pesquisa usadas para investigar diferentes temas. “Ele falou sobre a importância da pesquisa no meio escolar, o incentivo da professora em qualquer área do conhecimento, falou das escolas retrógradas, então o aluno fica com medo de errar, a importância de avaliar no dia a dia e valorizar as qualidades do aluno”, resumiu Paula da Rosa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Martimiano Ferreira Alves, de Mampituba.

À tarde, as professoras – e os professores -, divididos em grupos, fizeram um exercício para eleger temas de pesquisa e metodologias de pesquisa. Para cada tema, Guy Barcellos sugeria a metodologia mais adequada, além de infinitas formas de executar e apresentar o produto da pesquisa, que é o conhecimento. De acordo com professor, na escola os projetos devem se originar do interesse dos alunos e, dentro desses, todas as disciplinas podem ser trabalhadas.

O que é a Teia
A Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica é uma rede de educadoras e educadores iniciada em 2005, a partir de um projeto do Centro Ecológico, que apoia atividades e etapas de formação. Participam da Teia escolas do Litoral Norte e a rede está sempre aberta para novas adesões.

Curiosidades
Farmacopeia Pedagógica é o título do livro mais recente do professor doutor Guy Barcellos. Para confecção de materiais didáticos, maquetes e outros, o professor, que também é biólogo, é veementemente contra isopor, EVA, TNT e plásticos em geral, mas adora papelão que pode ser pintado com tinta guache.




   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br