Notícias
 
( 09/03/2018 ) Funcionárias da Ecotorres aprendem o preparo de molho com butiá
 

A engenheira florestal Carla Dornelles, da equipe técnica do Centro Ecológico, ministrou na tarde de quinta-feira, 8 de março de 2016, para as funcionárias da Cooperativa de Consumidores Ecotorres, uma oficina de uso do butiá na culinária, para dar sabor agridoce a pratos salgados.

Qual o aporte de nutrientes das frutas nativas? Escute aqui.

O prato escolhido foi o pastel de frango caipira, que faz parte do cardápio do café da cooperativa. Foi então preparado um molho com água, açúcar cristal, polpa e pedaços de butiá. Depois de pronto, o molho foi misturado ao frango previamente desfiado, cozido e temperado. As funcionárias Hellen Oliveira dos Santos e Luana Bittencourt montaram os pasteis que depois de assados foram degustados no café.

Ingredientes
1 xícara de água
1 xícara de acúcar cristal orgânico
100 gramas de polpa de butiá ou outra fruta nativa (açaí juçara, guabiroba, jabuticaba, etc)

Preparo
Numa panela, colocar primeiro o açúcar, depois a água e levar ao fogo até começar a ferver.
Acrescentar a polpa e mexer sem parar até dar o ponto em que o molho fica mais espesso. Se preferir, colocar mais polpa ou pedaços da fruta.

Este molho pode ser usado em pratos salgados ou como complemento para tortas, sorvetes e outros doces.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br