Notícias
 
( 08/06/2007 ) Ecologistas do litoral homenageiam meio ambiente com nova feira e mostra de produtos ecológicos
 


Na Semana do Meio Ambiente, a abertura de uma feira ecológica e uma mostra de produtos ecológicos movimentaram os ecologistas do litoral norte.

Em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), foi realizada a primeira Feira Ecológica na Escola Jardim do Bosque, no dia 6 de junho. A partir desta data, os consumidores de Cachoeirinha poderão comprar semanalmente alimentos mais nutritivos e livres de agrotóxicos a preços justos, produzidos pelos grupos de agricultura ecológica do litoral norte do estado. A organização desta feira teve início com um convite da própria comunidade escolar da Jardim do Bosque, que em seu trabalho de educação ambiental identificou o consumo de alimentos ecológicos como uma forma concreta de apoiar a recuperação do meio ambiente, além, é claro, dos benefícios para a saúde. Há cerca de dois meses, representantes da equipe técnica do núcleo litoral do Centro Ecológico, do Movimento de Mulheres Camponesas Região Litorânea, da Acert ( Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres), da Econativa (Cooperativa de Produtores Ecologistas do Litoral Norte do RS e Sul de SC) e de um novo grupo de agricultura ecológica de Dom Pedro de Alcântara, começaram a se reunir para que esta feira pudesse ser realizada.

Em Vila São João, Torres, a Escola Marechal Deodoro convidou o produtor ecologista Romildo – de Dom Pedro de Alcântara, o Centro Ecológico e a Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres – EcoTorres – para comemorar a Semana do Meio Ambiente com uma Mostra de Produtos Ecológicos. Através desta atividade, estudantes, educadores e comunidade puderam conhecer um pouco do trabalho que vem sendo realizado na região há mais de dez anos e relacionar a produção de alimentos com a questão da preservação ambiental. A Mostra de produtos Ecológicos na escola Marechal Deodoro foi realizada através do projeto Agricultura Ecológica e Soberania Alimentar no Litoral Norte do RS, implementado pelo Centro Ecológico com patrocínio da Petrobras.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br