Notícias
 
( 21/02/2018 ) Educador propõe criar rede de escolas ressignificadas no Litoral Norte /RS
 

Uma rede de pelo menos três escolas onde o aluno tenha autonomia para definir diariamente um roteiro de estudo, com base em valores como respeito, afetividade, solidariedade, honestidade e responsabilidade, foi um dos pontos abordados pelo educador português José Pacheco, durante palestra na manhã de terça-feira, 20, no Salão Comunitário Sagrada Família, em Morrinhos do Sul, para professoras desse município, de Mampituba e de Três Cachoeiras.

“Ele propôs para os prefeitos que estavam lá, os secretários, que os municípios estão convidados a criar essa rede. Uma rede de escolas que possam ser ressignificadas”, relatou a professora Adriane Lippert Bitencourt. Conforme Adriane, José Pacheco falou da falta de ética dos professores, que está à procura de professores que estejam vivos ou que não morreram ainda. Para ilustrar que não existe aprendizagem sem vínculo físico e emocional entre professor e aluno, o educador falou sobre o caso da Escola Projeto Âncora, que atende crianças rejeitadas por outras escolas de Cotia, São Paulo, somente com doações, sem recurso do governo federal.

Para o prefeito de Mampituba, Dirceu Selau, o caminho para a solução de tanta injustiça e violência é esse mesmo: uma escola diferenciada. O governante também acredita que para isso é preciso assumir responsabilidade, porque “quem tem que fazer nossa história somos nós”. Já o secretário de Educação de Morrinhos do Sul, Daniel Zeferino Carlos pensa que a palestra foi como plantar uma semente.

Escola de comunidade de Três Cachoeiras busca ressignificação

Faz dois anos que a Escola Baréa conversa com José Pacheco e trabalha para transformar a estrutura curricular da escola. Na segunda, feira, 19, foi recebido de manhã com músicas de Pixinguinha, Chico Buarque e outros nomes da MPB, num cover do músico Marino Jorge da Silva. O educador passou o dia na comunidade e propôs que as professoras façam uma imersão, um curso na própria escola ministrado pela EcoHabitare, empresa que ele assessora, e partir daí se inicia um trabalho mais consistente para ressignificar a Escola Baréa.

A palestra em Morrinhos do Sul, foi realizada pela Comunidade Educadora, Prefeitura Municipal de Mampituba e Prefeitura Municipal de Morrinhos do Sul, com apoio do Centro Ecológico e Fractal Espaço Educacional.


   
 

Cursos

4/4
Curso Princípios Básicos de Agricultura Ecológica - Dom Pedro de Alcântara
5/4
Curso Princípios básicos de agricultura ecológica em Mampituba


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br