Notícias
 
( 11/01/2018 ) Projeto de grupo de mulheres é bem avaliado pela entidade apoiadora
 

O Filhas da Terra, um dos 20 grupos do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, recebeu, em 9 de janeiro de 2018, na Associação dos Agricultores e Agricultoras de Morro Azul, no município de Três Cachoeiras, a visita de avaliação do gestor de projetos Robert William Thomas da Fundação de Agricultura S.H.A.R.E., do Canadá.

Para Thomas, o recurso do projeto Pão na mesa, saúde na comunidade, assessorado pelo Centro Ecológico, está sendo bem investido pelas integrantes do grupo e pela coordenação regional do MMC. “Elas estão se saindo muito bem, estão motivadas e aptas a avançar e fazer mais coisas. Está muito bom”, considerou o gestor, depois de conferir os resultados.

Com foco na sustentabilidade e sem fins lucrativos, a S.H.A.R.E. apoia projetos em comunidades rurais da América do Sul e Central. A ideia é ampliar a capacidade de geração de renda e organização e de grupos que tenham incidência sobre essas comunidades.

Em Morro Azul e região por exemplo, a maior parte das beneficiárias trabalha desde os anos 1980 em prol da saúde das famílias no meio rural e também na construção de relações igualitárias de gênero. Assim, os materiais adquiridos durante a vigência do projeto, entre janeiro e outubro de 2017, como o forno, formas, matérias-primas, rótulos, vidros, baners e um portfólio com a história dos grupos, estão contribuindo para a continuidade do trabalho.

O gestor visitou também a réplica da igreja construída em 1894 pelos primeiros moradores da comunidade, que hoje conta com 230 famílias. Depois de Morro Azul, a agenda do gestor incluía visitas a projetos em Santa Catarina, Pernambuco, Ceará e Bahia.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br