Notícias
 
( 14/12/2017 ) Mulheres do Litoral Norte/RS iniciam trabalhos para o 4º Encontro Nacional de Agroecologia
 

As mulheres e alguns homens das comunidades de Raposa, Morro Azul, Rio do Terra (Três Cachoeiras), Costão e Morro do Forno (Morrinhos do Sul), Alto Rio de Dentro e Pereira Leite (Mampituba) e Morro do Chapéu (Três Forquilhas), iniciaram na tarde do dia 11 de dezembro, no 2º Encontro de Mulheres do Litoral em Mampituba, o resgate dos fatos que marcaram a história da agricultura ecológica na região. Esse cenário será base para discussões no 4º Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), a ser realizado entre os dias 28 de maio e 3 de junho de 2018, em Belo Horizonte, cujo lema é "Sem feminismo não há Agroecologia".

Para facilitar a representação cronológica dos acontecimentos, a engenheira florestal Carla Dornelles usou a metodologia do Rio da Vida, comparando o rio com a vida das pessoas movimentos e empreendimentos: nasce tímido, numa nascente, e aos poucos vai ganhando corpo com afluentes, que são os acontecimentos, até desembocar no mar, que representa a ampliação dos horizontes e da visão de mundo. A mesma metodologia preparatória para o ENA está sendo usada por outras ONGs e grupos em todas as regiões do Brasil.

Assim, a partir das conversas em grupos sobre farmacinhas, pastorais, lutas, agroecologia, política e movimentos sociais, as participantes do encontro conseguiram não só resgatar as experiências mais importantes do passado da agricultura ecológica na região, como avaliaram o presente, identificando necessidades urgentes, como a criação de um grupo de trabalho para encaminhar coletivamente questões relevantes da agricultura ecológica no Litoral. ”Tenho dito isso várias vezes, aqui na região, se cada um pensar na sua gavetinha, a gente não vai a lugar algum", pontuou a agricultora Elci da Paz Scheffer.

O 2º Encontro de Mulheres do Litoral deu sequência ao primeiro encontro, realizado também em Mampituba em agosto de 2016. O evento foi realizado pelo Centro Ecológico e Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), com apoio da Prefeitura Municipal de Mampituba.


   
 

Cursos

21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br