Notícias
 
( 10/11/2017 ) Produção e certificação de orgânicos do Sul do Brasil no Congresso Mundial de Agricultura Orgânica
 

O agrônomo Laércio Meirelles e o agricultor Marcelo Nunes Vieira levaram para os participantes do primeiro dia do 19º Congresso Mundial de Agricultura Orgânica, em Nova Delhi, India, uma amostra da agricultura orgânica do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e do Sistema Participativo de Garantia da Rede Ecovida de Agroecologia nos três estados do Sul do Brasil. O Congresso Mundial de Agricultura Orgânica começou no dia 9 e vai até o dia 11 de novembro.

Desde o início dos anos 1990, Laércio contribuiu no processo de formação da Rede Ecovida, que, entre outras formas de promover a agricultura orgânica, desenvolveu um SPG. Conforme o relato do agrônomo no blog Caminhando e Contando! - que no congresso participou de um debate sobre formas de garantir a qualidade dos orgânicos -, há cerca de dez anos, os SPGs eram tema marginal, e hoje são realidade em mais de cem países, com muita presença em eventos internacionais.

Marcelo Nunes Vieira apresentou o trabalho da agricultura orgânica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, onde faz parte, como um dos gestores, da Agroindústria Ecológica Morro Azul, produtora de doces, polpa de açaí, molho de tomate, entre outros itens certificados.

As observações sobre os hábitos, os contrastes, a alimentação e outros aspectos tanto do congresso quanto da viagem, vale ler diariamente as postagens do blog Caminhando e Contando!


   
 

Cursos

5/12
Encontro Estadual da Cadeia de Frutas Nativas
11/12
Encontro de Mulheres do Litoral


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br