Notícias
 
( 20/10/2017 ) História da polpa de açaí juçara na alimentação escolar premiada em concurso do FNDE
 

O relato sobre a introdução da polpa do açaí de juçara na alimentação escolar dos estudantes da rede pública municipal de Três Cachoeiras, município com 10.904 habitantes no Litoral Norte/RS, rendeu à nutricionista Daniele Paiva Galeriano uma das 25 premiações do Concurso Boas Práticas da Agricultura Familiar. Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o concurso premiou iniciativas de outros municípios do Estado, assim como do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraíba e Minas Gerais.

No relato de Daniele, publicado no Caderno de Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar, está descrito todo o processo iniciado em 2009, com cursos para merendeiras, testes de aceitabilidade e palestras, que resultaram no consumo regular da polpa de um fruto da biodiversidade local na merenda escolar. A nutricionista abordou não somente a melhoria nos hábitos alimentares de quase 800 alunas e alunos das quatro escolas municipais, mas também os benefícios socioambientais da utilização das frutas, que evita o extermínio das palmeiras e incentiva o plantio de novas mudas pelas famílias agricultoras da região.

Um destaque logo no início do trabalho diz respeito à participação da Cooperativa Regional de Produtores Ecologistas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina (Econativa), do Centro Ecológico e das Associações de Agricultura Ecológica, que viabilizaram o fornecimento do produto.

Outras iniciativas premiadas relacionadas à assessoria do Centro Ecológico são Nova Bassano - onde a maior parte das hortaliças provém da Associação de Produtores Ecologistas de Nova Bassano (Apenb) -, assessorada pelo Centro Ecológico de Ipê, na Serra Gaúcha, e Bento Gonçalves, onde os estudantes visitaram as feiras ecológicas do município.


   
 

Cursos

16/12
Festival das Estações da Cooperativa de Consumidores Ecotorres


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br