Notícias
 
( 06/09/2017 ) Propriedade no Litoral Norte/RS colhe quase 7 mil quilos de açaí de juçara
 

Foto do início de agosto, quando o agricultor colheu 1 mil quilos de frutos orgânicos

Desde o dia 14 de maio, a propriedade de Zenilda e Jorge Steffen, em Morrinhos do Sul, Litoral Norte/RS, vem colhendo os frutos de um investimento feito há mais de dez anos, com uma safra de quase 7 mil quilos de açaí de juçara. Mesmo antes de ingressarem no grupo Rio Bonito, de produção ecológica, o casal já plantava e preservava as palmeiras no bananal agroflorestal. Hoje o quilo do açaí juçara é vendido a R$ 2 reais, descontado o frete.

Conforme Jorge Steffens, a colheita foi feita em dez ou 11 vezes, sempre com a preocupação de deixar frutos para os pássaros: gralha azul, tucano, sábia, trinca-ferro, entre outros que frequentam o local. A regra é deixar 25% mas a gente deixa mais, observa o agricultor.

Biodiversidade e geração de renda

A agrofloresta é apenas parte do trabalho da família. Em outra área da pequena propriedade, um terreno íngreme abriga mais de 40 espécies de tubérculos, ervas medicinais, grãos, temperos e raízes, com destaque para a araruta, que assim como o açaí de juçara, também tem contribuído para a renda familiar. Algumas variedades são cultivadas há mais de 60 anos. A produção ecológica da família Steffen é assessorada pela ONG Centro Ecológico e as palmeiras plantadas são registradas junto ao Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) e à Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).


   
 

Cursos

26/9
Curso Princípios Básicos de Agricultura Ecológica - em cinco etapas
2/10
Plenária da Rede Ecovida de Agroecologia


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br